Pesquisar neste blogue

terça-feira, 24 de abril de 2018

Encontros com Isaac Jaló e António Cortez


Isaac Jaló
Na terça-feira 10 de abril, 1º dia da Semana da Leitura, os alunos da ESFN tiveram a oportunidade de ouvir dois poetas, Isaac Jaló e António Carlos Cortez.
Na sessão das 10h00, Isaac Jaló, jovem escritor, muito próximo da faixa etária dos nossos alunos do secundário, contou como começou a escrever. Quis ser jogador de futebol, rapper mas a sua vocação era a escrita. Nesta sessão leu poemas e apresentou a sua recente obra, Islâmicos 14:58, que aborda a cruel realidade da mutilação genital feminina.
Os alunos gostaram, estranharam a sua idade e ter começado a escrever tão cedo. Sentiram-se bem porque, como muitos disseram, o Isaac é como nós.

António Carlos Cortez
Na sessão das 12h00, os alunos de três turmas de 11º ano assistiram a uma aula sobre Antero de Quental, dada pelo poeta, ensaísta e professor António Cortez. Nesta aula, António Cortez chamou a atenção dos alunos para ler bem o texto, descodificar cada verso e escrever nas margens o sentido de cada um; conhecer também a época em que viveu o autor.
Foi um momento muito rico em que os alunos aproveitaram para tirar apontamentos sobre os 2 poemas analisados e trocar opiniões com o professor sobre o que é a poesia, se há alguma poesia na letra das músicas rap, a ditadura dos meios tecnológicos.

Um grande obrigado aos nossos convidados! 


Sem comentários:

Enviar um comentário